translate this trip

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Motores de busca

já aqui deixei o link para o site da skyscanner e tenho a noção de que a maior parte de vós já o conhece, mas aqui fica a referência essencial para os startups...sim porque há sempre quem não saiba e continue, como eu, durante muito tempo a pesquisar em motores de busca muito conhecidos, como o edreams, o rumbo, entre outros.

são boas opções mas, o que pode ser melhor que o motor que monitoriza os motores. pois o skyscanner é isso mesmo, procura o melhor preço entre os motores de busca na net.

no entanto, recomendo o contacto com a linha da própria companhia aérea que apresenta em muitos casos promoções nesse canal...não custa tentar as várias opções quando se trata de poupar.

outra recomendação que gostaria de deixar, é a busca flexível, por destinos próximos ou intercalares, indo ao encontro do que já aqui tinha dito, aproveitando as escalas para conhecer outras paragens.

por vezes é mais barato e ainda temos a vantagem de termos uma visita adicional.

agora é só voar!

planear a viagem


renuncio a viagens pré-concebidas por operadores turísticos. não é por nada, mas não as sinto como minhas. quando defino um destino começo sempre por pesquisar sobre ele e, claro está, começo a conhecê-lo, mesmo que ainda lá não tenha ido. se me dirijo de seguida a uma agência de viagens para comprar o 'pacote', sinto-me como uma mãe que está a pegar num filho que não é o seu...que me perdoem os operadores turísticos que constroem os 'pacotes', nada tenho contra, e tenho até noção que a maioria da população precisa ser guiada para ter a coragem de dar o primeiro passo, ou, simplesmente, tanto lhes faz, mesmo porque pode sempre dizer 'eu fui'...mesmo que nem saiba onde esteve quando olha para o globo, mas isto de planearmos nós a viagem que queremos fazer dá muito trabalho...e dá! muito trabalho, muita pesquisa e muito tempo.

não sabendo eu qualquer coisinha de marketing, sei perfeitamente que para as questões do turismo, como para outros produtos, os prestadores de serviços de turismo têm de ter a sua oferta adequada à procura e cada um se dedica ao seu público-alvo.

com isto, fica claro que nem olho para os 'pacotes' turísticos que por aí andam, e portanto, despendo muito tempo, e tenho muito trabalho em pesquisa e planificação.

sim, planificação, porque não comprar um 'pacote' não significa que não planeie, pelo contrário, a planificação é a parte mais importante da viagem, por todos os motivos.

primeiro, para rentabilizar o tempo, sim porque tempo também é dinheiro e, pior, em viagem, um melhor ou pior aproveitamento de tempo significa descobrir mais ou menos sobre aquele lugar, e isso faz toda a diferença.

segundo, nunca menos importante, para apurar os custos, porque estes condicionam tudo, até o tempo. mas planificando, ou seja, passando para o papel (ou diretamente para um ficheiro excel) de forma detalhada a nossa viagem, temos a verdadeira noção da rentabilização de tempo e dinheiro que podemos fazer.

terceiro, para coordenar voos, escalas, estadias, contactos úteis, horários de museus, enfim, tudo o que faz parte de uma viagem, e também, não menos importante, os tempos de descanso. quando sistematizamos, ganhamos a perceção das contingências e de certa forma cansa-mo-nos logo no papel...e podemos corrigir também.

envio-vos o meu planificador para servir como exemplo, mas eu própria o modifiquei, porque cada viagem é única, pessoal e intransmissível, logo, devem adaptá-lo à vossa.

espero que seja útil.

boas viagens!