translate this trip

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

elétrico 28


retomando o tema dos meios de transporte que são também verdadeiros roteiros turísticos, hoje trago-vos o elétrico 28 (28E).

famoso, não só entre os turistas que visitam o nosso pais como pelos turistas do país, este elétrico desenha um percurso sinuoso e digno de fazer.

mas não antes sem alertar todos vocês que este também é, infelizmente, um roteiro que faz parte do trabalho diário de alguns que picam ali e religiosamente o ponto diariamente. são especialistas. refiro-me, nem mais nem menos aos carteiristas, que há largos anos fazem deste trajeto o seu ganha pão…ou seja, acho que podemos dizer que fazem já parte do roteiro turístico J

este elétrico atravessa lisboa, do largo do martim moniz ao cemitério dos prazeres, percorrendo as colinas de lisboa e muitas ruas estreitas da cidade, levando os visitantes a alguns pontos imperdíveis, como o largo da graça e os seus miradouros, da senhora do monte e da senhora da graça, alguns palácios, a igreja e convento de santo andré e santa marinha. Passa na rua voz do operário e na igreja e convento de são vicente de fora, que requerem uma visita.

vejamos, este é um daqueles percursos para comprar um bilhete de um dia e fazer o up and down tradicional dos sightseeing.

prosseguimos para um dos pontos da cidade que, para mim são imperdíveis, onde se sente a vida da cidade e se tem a perceção da sua luz, o largo das portas do sol e o miradouro de santa luzia, um pouco mais a baixo, mas não menos fantástico. Daqui, e se o tempo chegar, têm de subir uma rua bem íngreme para se deleitarem com o castelo de são Jorge, o castelo que defendeu lisboa dos mouros e os alojou fora de portas, na mouraria.

retomando a nossa volta no elétrico 28, prosseguimos a descer até à sé catedral de lisboa, num percurso ladeado de lojas de antiguidades fantásticas mas que, alerto, não são para qualquer bolso. claro que não posso deixar de ressalvar que a sé e os seus claustros merecem uma visita, bem  como o recentemente posto a descoberto teatro romano, que se situa nesta mesma rua.

atingimos, prosseguindo, a baixa, com o museu de arte contemporânea, o arco da rua augusta e o rio tejo ao fundo, começando então a subir até ao chiado, uma pérola a percorrer, com o café, a brasileira como um must e, no largo de camões, principalmente ao entardecer, subir ao bar do terraço do hotel bairro alto, de entrada livre, e apreciar um dos mais belos espetáculos da natureza com um copo da sua bebida preferida. imperdível mesmo!

continuando pelas suas colinas, este elétrico de lisboa volta a descer pela calçada do combro, passando no elevador da bica, pelos palácios dos duques de palmela, teles da silva e o do correio velho, até à assembleia da república e palácio de são bento, a bem merecerem uma visita.

segue passando pela basílica e jardim da estrela, até atingir o glamoroso bairro de campo de ourique, onde termina.


deleite-se! bom passeio!