translate this trip

domingo, 16 de março de 2014

ilhas tailandesas

o recentemente publicado top das ilhas mais bonitas da ásia pelo tripadvisor, diz-nos que somos uns privilegiados, porque teremos o prazer de visitar grande parte delas nesta nossa viagem.


as primeiras que vamos visitar são koh tao que ficou em primeiríssimo lugar, koh phangan em terceiro e koh samui em nono,de onde seguiremos para phuket, classificada em sétimo lugar, phi-phi, que não consta da lista mas que julgo não precisar de grandes apresentações, esta que é o cartão de visita de todas as capas das brochuras sobre a tailândia, terminando as ilhas da tailândia em ao nang e railey beach, em krabi, de onde partiremos para a malásia, tendo o prazer de ficar em langkawi, a décima pérola deste top 10.


voaremos então, e uma vez mais, para sul com destino a surat thani, local pouco turístico mas servido por um aeroporto e que nos permitiu poupar algum dinheiro, em opção a voar diretamente para koh samui, o nosso destino.


aqui vamos apanhar uma ligação à ilha em minivan e ferry boat pela companhia seatran, a que, depois de muito ler e pesquisar sobre o assunto, tem os melhores comentários e que habitualmente transporta os locais, o que nos agrada.

a viagem prevê-se algo longa, umas quatro a cinco horas, prevendo-se que já chegaremos ao hotel the saaran à hora de jantar.

como já tive oportunidade de vos contar, esta viagem está toda ela planeada com base em trocas de casa, mas nesta troca, o nosso contacto propôs-nos a estadia neste hotel, onde trabalha, o que muito nos agradou. é um excelente hotel e vai certamente ser uma boa pausa para o cansaço que calculo já nos faça render a esta altura.


é por isso que este período da viagem será mesmo para estar de 'papo para o ar'. prevemos dar uma volta à ilha, e às vizinhas koh phangan e koh tao, o que se faz numa ida e volta de ferry boat, cada uma em um dia.

de koh tao e de koh phangan esperamos apenas passar um bom dia a percorrer as suas poucas estradas e a visitar as suas maravilhosas praias e a encantar-nos com a sua imensa beleza natural.


apesar de koh phangan ser referenciada pelas suas fullmoon party's, esta vai acontecer a 14 de abril, e ainda bem, porque só vamos chegar a estas ilhas a 16, e não queremos mesmo participar destas festas...esperamos encontrar à chegada as suas praias limpas do imenso lixo do pós-party.

atravessaremos então a tailândia continental com destino a phuket, onde ficaremos hospedados numa casa sino-portuguesa. 
descobrimos, pela pesquisa feita, que os portugueses aqui se instalaram nos anos 1500/1600 e que essa presença é visível até hoje nos inúmeros vestígios arquitetónicos, que se encontram a ser restaurados e onde se estão a instalar fantásticos restaurantes e boutique guesthouses.

em phuket arriscaremos andar de moto para, em tão pouco tempo de estadia, podermos conhecer phang-nga bay, repleta por paisagem de praia e rochas históricas, como a james bond island e recantos muito pouco divulgados mas imperdíveis, onde contamos deleitar-nos com as muito saborosas refeições tailandesas, num restaurante que descobrimos e que fica numa plataforma flutuante, junto a coconut island, tendo ainda um 'domesticado' tubarão tigre (que em mar aberto espero nunca ver, confesso)visível da sala de refeições...imperdível só por isso, para mim!

no dia seguinte estaremos de partida para as ilhas phi-phi, onde iremos ficar num bungalow de praia.

os planos são em fazer a visita à ilha e aos seus miradouros no dia de chegada e, no dia seguinte alugar um longtail boat por seis horas para visitarmos bem cedo maya bay e outras praias destas duas ilhas, antes da chegada das grandes excursões.

de phi-phi partimos no dia seguinte para ao nang, uma das baías junto a krabi town, cidade menos interessante mas com as praias de ao nang e railay a valer a visita de um dia.


aqui nos despedimos da tailândia e voamos para a capital da malásia, kuala lumpur.