translate this trip

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Templo de Karnak - Mergulho na mitologia do Antigo...

Carimbo no Passaporte - Blog de Viagens: Templo de Karnak - Mergulho na mitologia do Antigo...: Era dia de acordar cedo, na realidade um eufemismo porque o despertar foi bem de madrugada e às 5h da manhã já o Sol despertava nas águas...

elevador de santa justa



um dos ex-libris da cidade de lisboa, que muitas vezes passará despercebido para aqueles que não preparam a sua visita a lisboa, é o elevador de santa justa, também conhecido como elevador do carmo, por transportar os visitantes até ao largo do carmo, e o seu miradouro.



este elevador, que pode ser encontrado numa das transversais da rua do ouro, na baixa lisboeta,é o único construído em vertical, servindo uma das sete colinas de lisboa.



foi inaugurado a 10 de julho de 1902, desenhado pelo arquiteto raoul mesnier du ponsard, construído com ferro fundido e adornado com trabalhos em filigrana, torna-se monumento nacional apenas cem anos depois, mas vale a espera habitual para uma subida ao miradouro que nos oferece uma das mais magníficas vistas da cidade de lisboa.
















pode ser visitado (elevador e miradouro) pelo preço de cinco euros, adquirindo-se o bilhete a bordo do próprio elevador, entre as 8.30 e as 20.30 horas.

a visita a este monumento imperdível da cidade de lisboa está também integrada nos bilhetes dos circuitos yellow bus e lisboa card, o que pode ser uma mais valia para quem planeie visitar mais locais da cidade.


lisboa tem outros elevadores, assim chamados por transportarem os visitantes nas suas íngremes colinas, mas não verticais. são carruagens de eletrico adaptadas à inclinação e que circulam sobre carris, sendo eles os elevadores da glória, da bica e da lavra, que oportunamente aqui traremos.