translate this trip

sábado, 21 de setembro de 2013

tapas em lisboa



que me desculpem irmãos espanhóis mas, comida espanhola, só tapas…

depois de ter estado recentemente em espanha, por quinze dias e a viver numa casa espanhola, continuo a dizer que não se come bem em espanha.


já tive muitas discussões sobre este tema com amigos que discordam e com espanhóis que discordam, por isso, esta é a minha opinião, uma vivida opinião e por isso, desculpem os que comigo não concordam.

mas de tapas gosto, como é evidente, esporadicamente. o conceito, por si só, é muito interessante, propicia a conversa à mesa e o convívio, e isso é muito positivo.

então e por isso vos trago estes sabores do mundo para disfrutar em lisboa a partir de 19 de setembro, e vos recomendo irem de tapas, na rota das tapas.


muitos são os restaurantes e bares aderentes, em alfama, bairro alto e principe real. em cada um deles se criou uma tapa única e em cada um pagará o treço de três euros para saborear a sua tapa acompanhada por uma cerveja damm.

acompanhem a rota no facebook da rota das tapas, e saboreiem petiscos como umas bi-bola de alheira e vegetais, crocante de azeitão, triângulo oriental, vitela com molho à marrare, entre muitos outros…e permitam-me o comentário, com as inspirações da gastronomia portuguesa, italiana e oriental, são certamente petiscos de comer e chorar por mais…


e aproveitem a rota para conhecer também estes pontos de interesse da cidade desde o entardecer e noite dentro. 

restaurante terrace com vista para lisboa



para qualquer amante de lisboa, as suas sete colinas são o local privilegiado para a apreciar, como dizia o fado-canção ‘lisboa menina e moça’…

e porque não fazê-lo à mesa?

não é a primeira nem será a última vez em que o faço, espero trazer-vos aqui boas razões para se sentarem à mesa num dos muitos cafés e restaurantes com vista sobre a cidade ou parte dela.


hoje escolhi o restaurante Zambeze. um bebé ainda, situado no renovado mercado do chão do loureiro, junto ao largo do caldas, em pleno coração de lisboa, coração onde gosto sempre de voltar por ter nascido aí.

este restaurante é para todas as ‘bocas, mistura a rica gastronomia beirã, com a exótica gastronomia moçambicana.

a entrada avista-se do largo do caldas, na rua da madalena, na baixa de lisboa e acede-se ao piso superior do, agora parque de estacionamento vertical e supermercado, por um elevador.

ainda antes do jantar, se optarem por disfrutar do ambiente acolhedor do restaurante, apreciem a vista maravilhosa sobre o também recentemente renovado arco da rua augusta, a sé de lisboa e o rio tejo a seus pés.


se optarem por ficar pela esplanada, enfim, desfrutem, porque, a ver bem, o preço não é assim tão elevado para o que este restaurante nos oferece.


boas vistas!