translate this trip

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

fado


um dos mais belos e importantes símbolos do nosso país e, em particular, da nossa cidade de lisboa.


tive perfeita consciência disso há muito tempo atrás, em 1999, quando, em viagem na polinésia francesa, fui surpreendida na praia do hotel em bora bora, pelo animador, com a notícia de que estava uma cantora do meu país na televisão de lá nessa manhã. Intriguei-me...porquê??...questionei-me...mesmo porque por aquelas bandas não sabiam quase onde era a europa, tão pouco portugal, e chegar um cantor português à televisão polinésia era no mínimo estranho!


percebi tudo quando no aeroporto de paris, em escala para lisboa de regresso, recebo o jornal português e tomo conhecimento da morte da amália! Aqui percebi o que representava a amália, mais do que o próprio país, desconhecido do mundo, a amália tinha passado as fronteiras e era do mundo!


o fado é agora património da humanidade e nessa noite não dormi, festejei. longe de casa choro quando o ouço e sinto falta de casa. longe dela e em dificuldades é ele que me acalma e me conforta e me diz que voltarei.

o fado é isto e não se explica!


recomendo a todos, sem exceção, que visitem esta maravilhosa cidade de lisboa, que venham ouvi-lo e se aquietem para o sentir a correr nas veias!


o fado é vida, é sina, é destino, é tormento e alegria!

mas nem todos os restaurantes onde o pode ouvir lhe podem transmitir tais sentimentos, porque para que tal aconteça, o fado tem de ser mais do que negócio, tem de vir em primeiro plano, tem de ser genuíno!


como ouvinte de fado, eu mesma procurei os melhores locais e, trago-vos duas sugestões de sitios onde o fado vadio é rei e se sobrepõe ao negócio e, apesar de terem sempre os comes e bebes à mistura, não são muito relevantes pela sua gastronomia, mas são os melhores para mim!


a tasca do chico, em alfama, na rua dos remédios, 83, de quinta-feira a domingo, ou no bairro alto, na rua do diário de notícias, 39, todos os dias da semana.
os espaços são pequenos e muito frequentados, por isso recomenda-se que façam a vossa reserva com antecedência e cheguem um pouco antes das 7 p.m.


mais recente, o buteco da fá, um magnífico espaço que nasceu em alfama, na rua do vigário, 70e, onde pode jantar e ouvir fado entre as 8 p.m. e as 2 a.m.


qualquer um destes locais completam um magnífico passeio por alfama!


em grande!