translate this trip

terça-feira, 19 de agosto de 2014

citânia de briteiros


a minha paixao pela arqueologia toca quase a frustração, de uma profissao não abracada. Nao há, por isso, placa que indique anta, menir ou dolmen, que eu não siga até à exaustão, o que me fez desviar caminho um dia, na estrada entre braga e guimarães, e lá fomos nos visitar a citânia de briteiros. 

Uma povoação da idade do ferro, estrategicamente construída no topo do monte de são romão, de boa visibilidade para as terras baixas, o que permitia aos povos que a habitaram uma defesa perante investidas de outros, bem como visualizar o movimento dos animais para a caça. 



é um local muito bem preservado, por uma família que a esta causa se dedica, onde se encontra um conjunto de casas reconstruído, mas que em muitos dos seus núcleos, mesmo não reconstruídos podemos perceber bem a construção pré-existente, quase dando vontada de brincar às casinhas e imaginar que vivemos na idade do ferro.

um dos elementos mais interessantes deste castro é o seu balmeário. habitualmente associados aos romanos, encontramos neste local arqueológico, do período castrejo, um complexo balneário, onde existiam banhos quentes e frios.

um local que recomendo vivamente, em hora de menor calor, e muito interessante para todas as idades.

Sem comentários:

Enviar um comentário

as viagens que queremos fazer dependem da sua opinião. conte-nos como foi...